terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Porque quereria uma TV ou um Monitor de PC curvos?

As TVs curvas estavam em todo o lado, na CES 2015.

Não estamos a exagerar: quase todas as TVs que estavam a ser mostradas eram curvas, em vez de ecran plano! E não eram somente TVs. A Samsung também estava a apresentar monitores de computador curvos.

Mas qual é, afinal, a vantagem de uma TV curva? As TVs 4K serão úteis, um dia, mas não temos tanta certeza sobre as TVs curvas.

Ecrans curvos, o quê?

imageLembra-se quando o "ecran plano" era a última novidade? Aqueles velhos monitores CRT curvados para fora e os ecrans planos pareciam ser o futuro.

Bem, os ecrans curvos estão na berra outra vez - pelo menos é isso que os fabricantes de televisores e monitores de computadores nos querem fazer pensar. Lembre-se, porém, que estes são os mesmos fabricantes que andavam a empurrar a TV 3D apenas há alguns anos atrás e agora desistiram daqueles TVs 3D.

TVs e monitores de computador curvos são exatamente aquilo que parecem. O ecran não é plano, mas curvo – ao redor do seu rosto, em teoria - para fornecer um campo de visão mais amplo. Os fabricantes de TV parecem pensar que esta é uma experiência mais imersiva.

As maiores desvantagens

Os fabricantes simplesmente não têm conseguido arranjar argumentos muito convincentes para os ecrans curvos. Eles estão um pouco naquela onda da tecnologia para o bem da tecnologia. E frases como "objetos curvos são um alívio e despertam prazer nos nossos cérebros", do stand da Samsung, não contam como um bom argumento!

A Samsung, LG, Sony e vários outros fabricantes descobriram como produzir ecrans curvos e estão a mostrar que conseguem. Os ecrans curvos são uma coisa nova, que eles não conseguiam fabricar há apenas alguns anos atrás.

Existem vários grandes problemas com os ecrans curvos. O maior problema é o ângulo de visão preciso que eles exigem. Para obter a imagem ideal, é necessário estar diretamente em frente à TV curva. Se estiver apenas um pouco de lado, a imagem no ecran curvo não vai parecer correcta. Pode sempre argumentar que deverá corrigir a posição, mas o que fazer se tiver outros membros da família ou amigos a ver TV consigo? As TVs curvas não são muito boas para conjuntos de várias pessoas (e boa sorte para a montagem de uma TV curva numa parede).

Para corrigir este problema, a Samsung e a LG demonstraram TVs "flexíveis" no ano passado, na CES 2014. Ao carregar num botão do controlo remoto da TV, o ecran plano transformava-se num ecran curvo e vice-versa. A Samsung e a LG não estavam a exibir os modelos flexíveis este ano. E seria uma coisa muito insensata de se comprar, mesmo que estivesse à venda. Afinal, uma TV flexível seria muito mais caro do que até mesmo uma TV curva.

As TVs curvas são mais caras de fabricar, pelo que também são mais caras quando as comprar. Tem que pagar bastante mais por um ecran curvo do que por um ecran plano. E, francamente, não parecem necessariamente melhores quando estamos em pé à frente deles. Os ecrans curvos são impressionantes do ponto de vista da tecnologia, mas parecem um pouco estranhos – um bom ecran plano seria o suficiente.

 

As vantagens teóricas

Os ecrans curvos, teoricamente, oferecem um maior campo de visão e uma experiência mais imersiva. Para disfrutar realmente destes benefícios, precisará de uma enorme TV de 100” e de estar sentado próximo dela. Isso pode-lhe proporcionar uma experiência mais "cinematográfica". Mas provavelmente não quer uma TV tão grande e também não vai querer sentar-se tão perto. E se tiver uma TV mais pequena, como a maioria das pessoas, um ecran curvo realmente não faz sentido.

Na CES 2015, a TCL mostrou uma TV 4K curva, de 110”. Em tais tamanhos, um ecran curvo poderia fazer mais sentido para que possa ver cada pedacinho daquela área massiva, de uma só vez. Mas, tão depressa, não vai ser proprietário de um produto como este, já que a TCL nem sequer tem quaisquer planos para vendê-lo. Eles só queriam ombrear com a Samsung.

A Samsung está a vender uma TV 4K curva de 55”, na Amazon, por pouco menos de 2000 dólares. O ecran curvo só vai ser realmente útil, se estiver sentado à frente da TV e muito mais perto dela do que é normal. É apenas um chamariz para aquele tamanho.

Um ecran curvo também pode reduzir, teoricamente, os reflexos na própria TV, mas isso não nos pareceu muito visível. Se quiser reduzir os reflexos, existem coisas melhores que pode fazer e que não terão um impacto negativo sobre os ângulos de visão.

E monitores de computador curvos?

Todas as considerações anteriores são basicamente as mesmas para monitores de computador. A menos que saiba realmente por que quer um monitor curvo para o seu computador, não compre nenhum. Provavelmente poderá obter vários bons ecrans planos, pelo mesmo preço, e colocá-los lado a lado numa configuração dual-monitor ou triple-monitor. Vários monitores seria mais útil e mais funcional, também.

Poderá querer um monitor 4K, mas, provavelmente, não quer um monitor curvo!

Considerações finais

Em última análise, ecrans curvos permitirão a existência de novos tipos de tecnologia. Uma pulseira com um display curvo, em torno de seu pulso faz sentido - o Samsung Galaxy Fit funciona exactamente desta forma. Um ecran de smartphone curvo poderia fazer algum sentido, também. Mas a TV de 50”, na sua sala de estar, não precisa ser curva - é apenas um chamariz que lhe vai custar mais caro.

Nós não recomendamos a compra de uma TV curva. Os fabricantes, na verdade, ainda não explicaram por que devemos querer uma. É muito impressionante que eles possam construir ecrans curvos - apenas se eles tiverem um motivo real para o fazer!

Tradução livre do artigo "Why Would You Want a Curved TV or Computer Monitor?", de Chris Hoffman para a How-To-Geek.

3 comentários:

  1. gostei da opiniao, os fabricantes ja nao sabem o que fazer para trazer novidades. a tecnologia tem evoluido tanto, que cada vez esta mais impressionar o consumidor.

    ResponderEliminar
  2. gostei da opiniao, os fabricantes ja nao sabem o que fazer para trazer novidades. a tecnologia tem evoluido tanto, que cada vez esta mais impressionar o consumidor.

    ResponderEliminar
  3. Bom.. Eu não sei bem, eu sempre tive monitores e tv's normais, ou seja, planos.
    Mas de qualquer forma, em meu serviço, utilizo dois monitores, um do lado do outro, e pra facilitar a visualização dos dois, eu meio que os viro um para o outro e eles ficam "curvos".
    Minha opinião é a seguinte: Para uma ou duas pessoas próximas, telas curvas fazem sentido, agora para um grupo de amigos, fico com as planas.

    ResponderEliminar