segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Email: Qual a diferença entre POP3, IMAP e Exchange?

Introdução

Hoje em dia, cada um de nós envia e recebe enormes quantidades de Email. No trabalho, em casa, nos nossos smartphones… Mas sabe o que significa todo aquele jargão do email?

Neste artigo vamos ficar a conhecer um pouco mais sobre a diferença entre as várias formas de receber email.

Se usa o Gmail, Hotmail, Yahoo Mail, ou Email configurado no seu próprio site, saiba que há mais sobre receber emails do que pode parecer à primeira vista.

Neste artigo, vamo-nos concentrar em alguns dos obstáculos mais comuns quando se trata da criação de novas contas de email e explicar as diferenças numa linguagem clara.

Para os leitores que já conhecem estas coisas, sintam-se livres de participar na discussão - deixem-nos saber como explicam aos vossos amigos, parentes e colegas de trabalho as diferenças de configuração de email mais comuns ... ou simplesmente compartilhem este guia e livrem-se do problema de explicar isto! Winking smile

Conteúdo

Clientes de Email vs Webmail 

Antes de descrevermos os diferentes protocolos para receber emails, vamos começar por perceber algo mais simples – a diferença entre os Clientes de Email e o Webmail.

Se já criou uma conta de Gmail, Hotmail ou Yahoo, é natural ter utilizado o webmail.

Por outro lado, se trabalho num escritório e usa um programa como o Microsoft Outlook, Windows Live Mail ou Mozilla Thunderbird para gerir o seu correio electrónico, então está a usar um cliente de email.

Quer o webmail quer os clientes de email são aplicações para enviar e receber correio electrónico e usam métodos semelhantes para atingir esse fim.

O Webmail é uma aplicação desenhada para ser operada através dum browser de Internet, geralmente sem necessidade de fazer download de qualquer software adicional. Todo o trabalho, por assim dizer, é feito por computadores remotos (ou seja, por servidores e máquinas a que se conecta através da Internet).

Os Clientes de Email são programas que estão instalados em máquinas locais (ou seja, o seu computador ou os computadores do seu escritório) e interagem com servidores de correio remotos, para receber e enviar email. Algum do trabalho de back-end de envio de email e todo o trabalho de front-end para criar uma interface de utilizador (aquilo que vê para receber o seu email) é feito no seu computador, pela aplicação instalada, ao invés do seu browser, com instruções do servidor remoto. No entanto, muitos provedores de webmail permitem aos utilizadores usar os clientes de email com o seu serviço - e aqui é onde a coisa se pode começar a tornar confusa. Vamos ver um exemplo rápido para explicar a diferença:

Nós criamos um novo endereço de email com o Gmail e começamos a enviar e receber mensagens através do serviço de webmail. A Google está-nos a fornecer duas coisas, um interface Web e um servidor de correio em back-end para enviar e receber emails. Nós comunicamos com a infraestrutura de servidor de email através do interface da aplicação webmail. Através do nosso apontar, clicar e digitar, estamos a dizer ao servidor de email a quem queremos enviar o email  e o que queremos dizer.

Mas podemos não gostar do novo visual da Google para o Gmail e, por isso, decidimos mudar para um cliente de email - como o programa gratuito Mozilla Thunderbird. Em vez de usarmos o nosso cliente baseado na Web (interface Web do Gmail) para interagir com os servidores do Gmail da Google (o servidor de correio em back-end), usamos um programa instalado no nosso computador (neste caso, o Thunderbird) para entrar em contacto com a infraestrutura de servidor de correio directamente, contornando completamente o webmail.

A Google (e outros provedores de webmail) oferecem todos estes produtos, incluindo o interface Web e o servidor de correio em back-end. Podemos usar os dois ou apenas o servidor de email e mesmo assim continuamos a usar o "Gmail".

Depois de esclarecido este ponto, vamos agora ver os protocolos de email mais comuns, que encontramos quando usamos webmail, clientes de email e os nossos smartphones.

POP3 (Post Office Protocol)

O POP, ou Post Office Protocol, é um modo de obtenção de informações de email que remonta a uma Internet muito diferente da que usamos hoje. Os computadores dispunham de um acesso limitado, de baixa largura de banda, a servidores remotos, pelo que os engenheiros conceberam o POP num esforço para criar uma maneira muito simples de receber cópias de emails para leitura offline e, de seguida, remover esses emails do servidor remoto. A primeira versão do POP foi criada em 1984 e a revisão POP2 no início de 1985.

O POP3 é a versão atual deste estilo particular de protocolo de email e ainda continua a ser um dos mais populares. Como o POP3 cria cópias locais dos emails e apaga os originais do servidor, os emails ficam acoplados à máquina específica onde são recebidos e não podem ser acedidos através de webmail ou qualquer outro cliente noutros computadores. Pelo menos, não sem fazer um monte de encaminhamento de email ou exportar e copiar ficheiros de caixa de correio.

Enquanto o POP3 é baseado num modelo mais antigo de email offline, não há nenhuma razão para considerá-lo uma tecnologia obsoleta, uma vez que tem seus usos. O POP4 foi proposto e pode ser desenvolvido um dia, embora não exista grande progresso há vários anos.

IMAP (Internet Message Access Protocol)

O IMAP foi criado em 1986, mas parece se adequar-se muito bem ao mundo moderno da Internet onipresente, sempre conectada. A ideia era libertar os utilizadores de estarem amarrados a um único cliente de correio electrónico, dando-lhes a capacidade de ler os emails como se estivessem "na nuvem".

Comparado com o POP3, o IMAP permite que os utilizadores façam logon em diferentes clientes de email ou interfaces de webmail e vejam as mesmas mensagens, porque os emails são mantidos nos servidores de correio electrónico remotos até que o o utilizador os elimine explicitamente. Num mundo actual, em que verificamos o nosso email em interfaces Web, clientes de email e em dispositivos móveis, o IMAP tornou-se extremamente popular. Não sem os seus problemas, no entanto.

Como o IMAP armazena emails num servidor de correio remoto, o utilizador tem uma caixa de correio de tamanho limitado, dependendo das definições fornecidas pelo serviço de email. Se tiver um grande número de emails que deseja manter, pode esbarrar em alguns problemas de envio e recebimento de email, quando a sua caixa estiver cheia. Alguns utilizadores contornam este problema, criando cópias de arquivo locais, através do seu cliente de email e, em seguida, eliminam as mensagens do servidor remoto.

Microsoft Exchange, MAPI e Exchange ActiveSync

A Microsoft começou a desenvolver o MAPI (Messaging API), não muito tempo depois do IMAP e do POP, embora este tenha usos além do simples email. Fazer uma comparação exaustiva entre o IMAP e POP e o MAPI é um tema bastante técnico e fora do alcance de muitos leitores deste artigo. Simplificando, o MAPI é uma forma de aplicações e clientes de email comunicarem com servidores Microsoft Exchange, e tem capacidades de sincronização ao estilo do IMAP de emails, contactos, calendários e outros recursos, tudo agarrado a clientes de email locais ou aplicações. Esta função de sincronização de emails é denominada pela Microsoft como "Exchange ActiveSync". Dependendo do dispositivo, telefone ou cliente que se usar, esta mesma tecnologia pode ser chamada de qualquer um dos três produtos da Microsoft (Microsoft Exchange, MAPI ou Exchange ActiveSync), mas vai oferecer a mesma sincronização  de email baseado na nuvem, como o IMAP.

Como o Exchange e o MAPI são produtos da Microsoft, apenas as entidades que possuem os seus próprios servidores de correio Exchange, ou usam o Windows Live Hotmail, são capazes de usar o Exchange. Muitos clientes de correio electrónico, incluindo os clientes de email padrão do Android e iPhone, são compatíveis com o Exchange ActiveSync, oferecendo aos utilizadores do Hotmail uma solução de email baseado na nuvem, ao estilo do IMAP, apesar do Hotmail não oferecer verdadeiramente a funcionalidade de IMAP.

Outros protocolos de Email

Existem outros protocolos para envio, recepção e utilização de email, mas a maioria de nós usa o velho e simples webmail gratuito e smartphones e estará a usar um destes três grandes. Uma vez que estas três tecnologias cobrem as necessidades de quase todos os leitores, não vamos gastar tempo a falar sobre outros protolocos. Se tiver alguma experiência com o uso de outros protocolos de email, sinta-se à vontade para discuti-los nos comentários.

Qual devo usar para criar o meu Email?

Dependendo do seu estilo pessoal de comunicação e a partir de quem prefere obter o seu serviço de email, pode rapidamente reduzir as opções para criar o seu Email:

  • Se costuma verificar o seu email a partir de uma série de dispositivos, telefones ou computadores, configure os clientes de email para usar IMAP;
  • Se usa principalmente webmail e quiser usar o seu smartphone ou iPad para sincronizar com o seu correio electrónico, utilize o IMAP também;
  • Se estiver a usar um cliente de email numa máquina dedicada (digamos, um computador no seu escritório), pode estar confortável com o POP3, mas recomenda-se o IMAP;
  • Se tem um enorme histórico de email para guardar e estiver a usar um provedor de email antigo, com pouco espaço na sua caixa de correio, pode querer usar o POP3 para evitar a falta de espaço no servidor remoto;
  • Se usa o Hotmail ou um Email baseado em Exchange Server, o MAPI ou o Exchange ActiveSync oferecem sincronização baseado na nuvem, semelhante ao IMAP;
  • Se não usa o Hotmail e quer sincronizar emails, use o IMAP. Mas se usa Hotmail e desejar sincronização de email, então use o MAPI / Exchange ActiveSync.

Esperamos que se tenham dissipado muitas das suas perguntas sobre estes caminhos mais comuns para recebermos dados de email com os nossos telefones e computadores.

 

Tradução livre do artigo “Email: What’s the Difference Between POP3, IMAP, and Exchange?”, de Eric Z Goodnigh para a How-To-Geek.

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