sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Email: o POP3 está desactualizado, por favor mudar para o IMAP

Introdução

Quando se trata de aceder ao seu email, POP3 vs. IMAP não é apenas uma questão de preferência. O POP3 está antiquado, ultrapassado e não é adequado para o mundo moderno. O IMAP é o protocolo que deve usar.

O Exchange também é bom - se tiver algum tipo de conta de correio electrónico que usa o Exchange, então está bem. O Exchange funciona de forma semelhante ao IMAP, mas é um protocolo proprietário da Microsoft, que não está disponível em todos os lugares.

Conteúdo

Quando é que isto é importante?

POP3 vs. IMAP é uma escolha que tem que fazer quando usa um cliente de email para aceder ao seu correio electrónico. Esse cliente de email é muitas vezes um programa de desktop no Windows, Mac ou Linux, mas também pode ser uma app de smartphone ou tablet.

Se aceder ao seu email através de um interface Web ou uma app mobile oficial - como aceder ao Gmail com a respectiva app no Android ou iOS ou aceder ao Microsoft Outlook Mail no outlook.com - não precisa se preocupar com isso. simplesmente vai funcionar.

A Microsoft recusou-se a suportar o POP3 na aplicação de email incluída no Windows 8, sendo necessários alguns workarounds para aceder a uma conta de email POP3. Sendo que isto foi bastante controverso, pelo menos estão a empurrar as pessoas na direção certa - para longe do POP3, na direcção do IMAP ou do Exchange.

Porque é o POP3 mau?

O POP3 está apenas desactualizado. Este protocolo vem de uma época em que toda a gente acedia ao correio electrónico através de um programa desktop de email, num único computador. Provavelmente já teve um endereço de email fornecido pelo provedor de serviços de Internet (ISP) e era fornecida uma pequena quantidade de espaço de armazenamento de email no servidor - talvez 10 MB ou pouco mais. Quando abria o seu programa de email, ele descarregava todas as novas mensagens do servidor e guardava-as localmente, no seu computador. De seguida, eliminava as mensagens da sua conta de email online. Isso era necessário na época – tinha apenas alguns megabytes de espaço armazenamento na caixa de correio do servidor, e precisava mantê-la vazia, ou os emails enviados para seu endereço iriam começar a ser devolvidos de volta para os remetentes.

Isto fazia sentido nos anos 90 - tendo em conta as limitações da tecnologia - mas representa um grande problema hoje. Aqui está o porquê:

  • Só pode aceder ao seu email a partir de um único dispositivo. Depois de descarregar as mensagens para um dado dispositivo, não pode acedê-las a partir de outros. Numa época em que tem, pelo menos, um computador e um smartphone, isto é mau;
  • O POP3 depende da descarga de todos os seus emails. Então, se tiver novas mensagens com anexos grandes, terá que ficar à espera enquanto o programa transfere todos os seus emails para o seu computador;
  • Os seus emails são armazenados no seu computador local e não num servidor remoto. Isso significa que terá que se preocupar com backups manuais do arquivo do seu programa de email. Se o disco rígido tiver um problema, pode perder todo o seu correio electrónico.

Alguns serviços tentam contornar esta limitação, não apagando realmente os emails quando acedidos por POP3. Em vez disso, esses serviços só os marcam como lidos para que eles não sejam descarregado novamente. Este é um truque não muito limpo e tem um grande problema, também:

  • As suas ações de email não serão sincronizadas entre os seus dispositivos. Por exemplo, se o seu cliente de email descarregou uma mensagem e você ainda não a  leu, ela pode ser marcada como lida no servidor. Ou a mensagem pode nunca ser marcada como lida no servidor, mesmo depois de já a ter lido. Quando alterar o status de leitura de uma mensagem, destacá-la, apagá-la ou organizá-la em pastas, essas ações só serão salvas no programa de email no seu computador. Elas não serão sincronizados online para todos os seus outros dispositivos.

Porque é o IMAP melhor?

O IMAP é um protocolo mais moderno. Enquanto o POP3 apenas transfere tudo para o seu computador, para ser administrado localmente, o IMAP é mais um protocolo de sincronização. O IMAP sincroniza todas as alterações com o servidor e trata o seu servidor de email - e não o seu computador local - como o local primário onde o seu correio electrónico é armazenado.

Por exemplo, se aceder a uma conta de email com 1000 mensagens não lidas, através de IMAP, pode acedê-las instantaneamente. As mensagens não são copiadas para o dispositivo local até que as abra realmente - é claro que pode configurar o cliente de IMAP para fazer download automático de um determinado número de emails. Semelhante processo acontece com os anexos de email - só é feita a cópia a partir do servidor quando os abre (a menos que configure o cliente de email de outra forma). Quando abre uma mensagem, esta é marcada imediatamente como lida no seu dispositivo local, no servidor IMAP (por exemplo, no Gmail ou Outlook.com) e em todos os outros clientes IMAP que usar. Se organizar os seus emails em pastas, a sua organização vai ser sincronizada online. Se excluir um email, ele será excluído em todos os lugares - não apenas no seu dispositivo local.

Enquanto o POP3 transfere todos os seus emails e deixa-o geri-los no seu dispositivo local, o IMAP apenas fornece uma "janela" para a sua conta de email. Num mundo onde cada um de nós tem mais de um dispositivo - ou apenas quer deixar o seu email online, para não ter de se preocupar sobre como fazer backup e importação de ficheiros de email do desktop – o IMAP é a melhor solução.

Como usar o IMAP?

O IMAP é apenas uma opção que escolhe ao configurar sua conta de email num desktop, smartphone, tablet ou programa de email. Os programas de email mais antigos podem estar configurados para usar o POP3 por padrão, mas mesmo as aplicações de email do iOS ou do Android suportam ligações por POP3.

Porém, os programas de email modernos devem usar automaticamente o IMAP como padrão em vez do POP3. Vá à sua aplicação de correio electrónico e certifique-se de que está configurada para usar IMAP e não POP3, para aceder à sua conta de email!

thunderbird-email-account-settings-imap

Mas meu programa ou serviço de Email não suporta IMAP!

Se está a usar um cliente de email que não suporta IMAP, há muito tempo que o devia ter actualizado. Obtenha ainda hoje um cliente de email mais moderno – para desktop, o Mozilla Thunderbird é um cliente de email sólido, desenvolvido pelo mesmo fabricante do Firefox e o Microsoft Outlook é uma opção muito poderosa, se já tiver a respectiva licença do Microsoft Office.

Se o seu serviço de email não suporta IMAP e apenas suporta POP3, também é uma boa altura para criar uma nova conta. Por exemplo, se tiver um ISP que ainda lhe oferece 10 MB de armazenamento de email, que só pode aceder via POP3, provavelmente há 15 anos que eles não actualizam o seu serviço de email. Deve transferir-se para um serviço mais moderno. Serviços como o Gmail ou Outlook.com podem ir buscar o email à sua antiga conta POP3, para que possa ter tudo no mesmo sítio.

Não há realmente nenhuma boa razão para continua a usar o POP3, quando pode usar o IMAP. Sim, o POP3 pode garantir que as suas mensagens são apagadas da conta de email e só são armazenadas no seu dispositivo local, mas isso não ajuda muito – os seus emails são transmitidos em texto simples, logo alguém que esteja a monitorar o tráfego de Internet pode guardar cópias deles. O email é fundamentalmente inseguro, sob este ponto de vista, e certamente que o POP3 não o torna mais seguro.

 

Tradução livre do artigo "Email Basics: POP3 is Outdated; Please Switch to IMAP Today", de Chris Hoffman para a How-To-Geek.

Sem comentários:

Enviar um comentário