sexta-feira, 6 de março de 2015

Nem todos os Cabos de Rede Ethernet são iguais

As redes com fio, que utilizam cabos Ethernet, são geralmente mais rápidas e têm menor latência do que as conexões Wi-Fi. Mas, assim como o hardware Wi-Fi tem evoluído, os cabos Ethernet modernos são capazes de comunicar a velocidades mais rápidas.

Para uma rede doméstica típica, isto não é realmente um grande problema – o gargalo está na sua conexão à Internet. Mas existem diferenças entre estes cabos e pode obter velocidades de rede local mais rápida, simplesmente por actualizá-los.

Categorias de Cabo

Comprou recentemente um novo cabo Ethernet, ou está a usar um cabo Ethernet que vinha em conjunto com um router moderno ou outra peça de equipamento? Provavelmente, este cabo é recente o suficiente para que não precise de se preocupar.

Mas, se ainda está a usar cabos Ethernet antigos, que têm estado quietos num armário qualquer, então pode querer actualizá-los. Se instalou cabos Ethernet na sua casa há muito tempo – talvez os tenha passado através das paredes ou sob as carpetes, para expandir o acesso com fio à Internet a cada divisão - provavelmente tem cabos antigos Cat-5 ou Cat-5e.

Não existe uma coisa como um “cabo Ethernet genérico”. Os cabos são padronizados em diferentes categorias. Por exemplo, existe a "Categoria 5", "Categoria 5e", "Categoria 6" e assim por diante, encurtado para "Cat-5", "Cat-5e" e "Cat-6". Cada cabo com um número mais elevado é um padrão novo. E sim, estes cabos são compatíveis com versões anteriores. Eles só viabilizam a comunicação a velocidades mais rápidas se tiver dispositivos modernos que as suportem. O tipo de conector é o mesmo (RJ45), pelo que pode conectar um cabo Cat-6 num dispositivo fabricado quando a Cat-5e era o novo padrão e a Cat-6 ainda não tinha sido lançada.

Cada novo padrão traz maiores velocidades possíveis e interferência reduzida, o que ajuda a atingir maiores velocidades - mesmo com cabos mais longos. Existem novos tipos de cabo como Cat-7 e Cat-7a - mas não são realmente relevantes para redes domésticas.

Categoria

Comprimento máximo

10
Mbps

100 Mbps

1
Gbps

10
Gbps

PoE1

MHz

Cat-5

100 m

X

X

 

 

X

100

Cat-5e

100 m

X

X

X

 

X

100

Cat-6

100 m
(55m para 10Gbps)

X

X

X

X

X

250

Cat-6a

100 m

X

X

X

X

X

500

1PoE - Power Over Ethernet

Vale a pena actualizar? Talvez não, mas…

A realidade é que um cabo Cat-5e com uma velocidade máxima de 1 Gbps vai ser rápido o suficiente para a sua conexão à Internet. Provavelmente nem sequer tem Internet Gigabit, pelo que não vai notar qualquer aumento na sua velocidade de Internet, se mudar de cabos Cat-5e para Cat-6. Mas, se costuma fazer muitas transferências de dados entre computadores na sua rede local, a actualização pode valer a pena. E se for comprar cabos novos para a sua casa, deve escolher Cat-6, em vez de Cat-5e.

A Cat-5 e Cat-5e (Cat-5 melhorada) são, basicamente, o mesmo. Nada mudou fisicamente no próprio cabo - em vez disso, os cabos Cat-5e são testados de forma mais rigorosa para garantir menos crosstalk (interferência eléctrica). Por outras palavras, só alguns dos antigos cabos Cat-5 são bons o suficiente para ser Cat-5e.

Cabos Cat-6 e Cat-6a são mais interessantes. Se tiver um router e dispositivos habilitados para Ethernet modernos, pode obter velocidades mais rápidas – de 1 Gbps até 10 Gbps – se usar cabos Cat-6 ou Cat-6a em vez de Cat-5 ou Cat-5e. O resto do seu hardware tem de suportar estas velocidades, mas não vai conseguir mais de 1 Gbps, a menos que tenha cabos bons o suficiente. Se conectar todo o seu novo hardware de rede com cabos antigos Cat-5e, que passou pelas paredes da sua casa, há anos atrás, não vai conseguir obter as velocidades máximas.

Isso não significa que deva rasgar as paredes da sua casa, para substituir o cabo Cat-5e instalado anos atrás, especialmente se não tiver a necessidade de velocidades de rede mais rápidas. Mas nem todos os cabos Ethernet são iguais.

Como ver o que está a usar

Na maioria dos casos, deve conseguir olhar para o próprio cabo e encontrar a etiqueta impressa sobre a superfície exterior. Essa é a melhor hipótese.

Os cabos Cat-6 são geralmente mais grossos e menos flexíveis que os cabos Cat-5e - de modo que esta é outra maneira de saber se tem cabos Cat-5 ou Cat-5e instalados anteriormente.

image

 

A maioria das pessoas não se vai importar se está a usar cabos Cat-5e ou Cat-6, em casa. A conexão à internet é o gargalo da rede e cabos Cat-6 não vão dar nenhuma ajuda. Estes cabos podem permitir velocidades mais rápidas durante a transferência de ficheiros ou qualquer outra forma de comunicação entre dois computadores na rede local, mas a maioria das pessoas nem sequer vai notar.

Ainda assim, existe uma diferença! Se estiver a fazer uma instalação nova na sua casa, com cabos que vão permanecer durante algum tempo, então deve definitivamente usar Cat-6, para poder usufruir de maiores velocidades de rede, num futuro próximo.

Tradução livre do artigo "Not All Ethernet Cables Are Equal: You Can Get Faster LAN Speeds By Upgrading", de Chris Hoffman para a How-To-Geek.

1 comentário:

  1. bom post, vou usar na hora de escolher meusmateriais elétricos zona norte sp ótimos, me ajudaram muito, top esse trabalho que fizeram

    ResponderEliminar