quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Qual é o melhor formato de compressão de ficheiros?

Precisa compactar ficheiros? Que formato costuma usar?
ZIP, RAR, 7z ou outro?

Realizámos alguns testes de benchmarks, para determinar qual o formato que lhe oferece a máxima compressão.

Claro que a taxa de compressão não é o único factor a levar em consideração. Alguns destes formatos são simplesmente mais fáceis de usar porque estão integrados nos próprios Sistemas Operativos, enquanto outros exigem software de terceiros.

Benchmarks de compressão de ficheiros 

Isto é mais complicado do que parece. A medida de compressão que vai conseguir atingir, depende não só do formato do ficheiro que vai criar, mas também da aplicação que usa para comprimi-lo e das configurações da mesma. Usámos apenas as aplicações mais populares, com as respectivas configurações de compressão padrão, para simplificar as coisas.

Em vez de usarmos alguns dos tipos de ficheiro mais habituais - como documentos do Word (docx), ou imagens JPEG, que já usam alguma forma de compressão - decidimos comprimir alguns Jogos, instalados no PC. Os jogos incorporam gráficos, música, ficheiros de texto, ficheiros executáveis e vários outros tipos de ficheiros. Por isso os jogos representam um bom conjunto de dados do mundo real, com vários tipos diferentes de ficheiros.

Primeiro, instalámos o Bastion e comprimimos a sua pasta - cerca de 863 MB de tamanho, de música, gráficos, ficheiros executáveis e vários tipos de documentos:

  • Zip (Windows 8.1): 746 MB (86,4% do tamanho original)
  • Zip (WinZip): 745 MB (86,3% do tamanho original)
  • RAR (WinRAR): 746 MB (86,4% do tamanho original)
  • 7z (7-Zip): 734 MB (85% do tamanho original)

A seguir, comprimimos o Hotline Miami, que tem 654 MB de dados:

  • Zip (Windows 8.1): 316 MB (48,3% do tamanho original)
  • Zip (WinZip): 314 MB (48% do tamanho original)
  • RAR (WinRAR): 307 MB (46,9% do tamanho original)
  • 7z (7-Zip): 301 MB (46% do tamanho original)

E o vencedor é…

O vencedor por compressão pura é 7z, o que não é surpresa para nós. Temos visto o 7z no topo dos benchmarks de compressão de ficheiros há muito tempo. Se quiser comprimir algo para usar o mínimo espaço possível, deve, definitivamente, usar o 7z. Pode ainda apertar as configurações de compactação para economizar mais espaço ainda, embora possa demorar mais tempo para compactar e descompactar os ficheiros.

De um modo geral, o Zip e o RAR estão bem próximos um do outro. O WinZip também não bateu o suporte integrado no Windows, para criar ficheiros Zip, por muito. Em suma, recomendamos:

  • Para compressão máxima: Criar ficheiros 7z com 7-Zip.
  • Para facilidade de uso e compatibilidade máxima: criar ficheiros Zip com o recurso integrado no seu sistema operativo.
    Por exemplo, no Windows, selecione alguns ficheiros no Windows Explorer , clique com o botão direito do rato, selecione “Enviar para” e de seguida “Pasta comprimida (zipada)”.

Suporte nos Sistemas Operativos

Se estiver a comprimir ficheiros apenas para o seu próprio uso, pode usar o formato de ficheiro que quiser. No entanto, alguns formatos são mais interoperáveis e funcionam integrados em vários sistemas operativos sem necessidade de instalação de software de terceiros. Se estiver a enviar os ficheiros para outra pessoa, ou se estiver a publicá-los online, provavelmente vai querer usar o formato a que os destinatários possam aceder com o mínimo trabalho possível.

Aqui estão os formatos integrados nos sistemas operativos mais populares:

  • Windows: apenas o ZIP. Esta funcionalidade foi adicionada no Windows XP, então, praticamente todo o utilizador do Windows pode criar e extrair ficheiro ZIP. O 7z e o RAR vão exigir software de terceiros.
  • Mac OS X: O ZIPé suportado e mais alguns formatos, como o .tar.gz. O 7z e o RAR também vão exigir software de terceiros.
  • Linux: O ZIP é geralmente suportado nativamente. Os formatos 7z e RAR vão funcionar em programas padrão, como o File Roller, mas vai ter que instalar primeiro os utilitários de linha de comando apropriados a partir do gestor de pacotes. Formatos TAR, como .tar.gz e .tar.bz2, são suportados nativamente no Linux também.
  • Chrome OS: Ambos ZIP e RAR são suportados. Ficheiros tar.gz e tar.bz2 também podem ser abertos no utilitário Files, e o seu conteúdo pode ser extraído.

O Windows é o maior limitador aqui - só suporta ficheiros ZIP. Então o ZIP é o formato mais universal. Se trabalha com Mac ou Linux, pode usar um formato Tar em alternativa. O 7z é o menos suportado - não está integrado em nenhum sistema operativo. Neste caso, terá que instalar uma aplicação para abrir ficheiros 7z. Mas, se quiser a melhor taxa de compressão possível, o 7z é o caminho a percorrer.

Todos os testes de benchmarks de compressão difíceis, obtêm-se resultados diferentes, com diferentes dados e tipos de dados. Estamos felizes com os nossos resultados, mas pode ver resultados diferentes quando comprimir diferentes tipos de dados.

 

Tradução livre do artigo "Benchmarked: What’s the Best File Compression Format?", de Chris Hoffman para a How-To-Geek.

Sem comentários:

Enviar um comentário